Hoje em dia praticamente todo mundo tem Instagram, a rede social de fotos foi se reinventando ao longo dos anos para continuar atendendo as necessidades dos usuários. Enquanto outras redes sociais como Twitter enfrentam altos e baixos o aplicativo adicionou função de Stories e IGTV para satisfazer os milhões de cadastrados. As empresas precisam saber como utilizar essa plataforma para se posicionar com assertividade no mercado.
Em 2018 o Instagram alcançou a incrível marca de 1 bilhão de usuários. Mas, muito mais do que apenas quantidade, o aplicativo, demonstrou ter qualidade sendo estimado um poder de engajamento 10 vezes superior ao do Facebook e 84 vezes maior do que o Twitter. Para se ter uma ideia em torno de 80% dos usuários do Instagram ter perfil comercial demonstrando o direcionamento para gerar bons negócios.
A seguir vou dar dicas de como aumentar o número de clientes usando o Instagram com mais assertividade. São dicas práticas para tornar as suas postagens mais direcionadas a finalidade de dar visibilidade para os seus produtos e/ou serviços.
Seguidores do perfil do Instagram da sua marca podem se tornar clientes, mas para isso precisam conhecer a sua página e ter o desejo de se manter seguindo-a. Os métodos de marketing e publicidade mudaram com a difusão do acesso a internet pelo fato de que agora as pessoas escolhem aquilo que querem ver.
Sendo assim o perfil da sua empresa não pode se restringir a posts de produtos e promoções. É necessário realmente criar conteúdo para atender a demandas reais do público. Por exemplo, uma loja de bolsas de couro pode dar dicas de conservação de peças desse material bem como sugestões de looks para combinar as bolsas. Boa parte do público seguirá para conferir essas informações.
Para se estabelecer a sua empresa no Instagram é fundamental utilizar as hashtags corretas. Essas marcações permitem que as postagens do perfil do seu empreendimento sejam encontradas pelos usuários quando estiverem pesquisando o assunto.
Dentre as hashtags deve constar uma marcação geral do setor, uma mais específica como o nome da companhia e outra que situe a cidade em que os produtos e serviços estão disponíveis. Um bom exercício a ser feito é pensar quais são as palavras-chave usadas pelos potenciais consumidores para encontrar produtos e serviços do seu segmento pelas redes sociais.
A função de stories no Instagram tem grande poder de engajamento e representa uma motivação para que alguns usuários sigam determinados perfis. Sendo assim invista em produzir conteúdo especialmente para esse recurso. Os stories ficam disponíveis por apenas 24 horas. Podem ser imagens de informação de promoções, vídeos explicativos sobre produtos ou serviços bem como conteúdo focado em entretenimento.
É importante ter frequência nesse tipo de post para cativar a sua audiência e ter um melhor posicionamento dentre os stories mais vistos. Lembre-se de não saturar esse espaço com conteúdos de publicidade. Perfis com mais de 10 mil seguidores passam a contar com o botão “Arraste para cima” que permite direcionar os seus seguidores para páginas fora do app, ação bem relevante para converter vendas.
Falando em stories é necessário mencionar os destaques, basicamente são stories que ficam disponíveis até serem apagados pelo usuário, podem ficar definitivamente. Utilize os destaques para apresentar melhor o conceito da sua organização para os seguidores podendo contribuir para o desejo de efetivação da compra. Ao lançar um novo produto ou serviço é possível criar um destaque especialmente para ele.
O Direct Message (DM) é a ferramenta de chat que permite ter conversas privadas com os seguidores do perfil da sua empresa. Além de ser um canal através do qual os clientes podem tirar dúvidas pode se tornar um novo meio de enviar os recados de e-mail marketing. Os novos algoritmos permitem direcionar as mensagens para quem realmente interessam aumentando a efetividade da comunicação.
É possível programar o envio de mensagens automáticas a partir de acontecimentos como uma pessoa que passa a seguir a página, por exemplo. As mensagens de DM podem contar com CTA (Call To Action) para aumentar o volume de acessos ao site do seu empreendimento ou engajamento a promoções pontuais.
A adesão a automação do Instagram permite ter acesso a informações relevantes como quadros com detalhamento de posts que geram mais engajamento, picos de aumento e/ou queda do número de seguidores entre outros. Também se torna possível fazer o agendamento de postagens evitando deixar o perfil muito tempo sem novidades, afinal a frequência é fundamental para manter as pessoas lembrando da sua marca.
Fonte: Marcus Marques